TRAILER DA SEMANA: Dunkirk, o regresso de Christopher Nolan
Não é segredo para ninguém: Christopher Nolan é um dos meus realizadores atuais de eleição! Foi ele que conceptualizou Inception, um dos filmes do meu coração, e deu nova roupagem a um dos nossos super-heróis preferidos - isso mesmo, o homem morcego!
Nolan tem o condão de contar uma história de uma forma muito própria e única, e é isso que nos faz gosta tanto dele. Há atenção ao detalhe, há muito humanismo, e uma grande concentração. Por isso, saber que a sua nova aventura seria contar uma das mais famosas batalhas da II Guerra Mundial, causou alguma surpresa.
O primeiro trailer de Dunkirk saiu finalmente, e podemos todos tirar algumas dúvidas.
Ao contrário do que acontece com a maioria dos filmes de Nolan até agora, Dunkirk é baseado numa história muito verídica. A ficção científica (sobretudo a exploração do desconhecido, à qual dos tinha habituado recentemente) fica completamente para trás ao contar a história de um grupo de soldados que teve de manter a esperança até ao fim.
O filme retrata a história verídica da Operação Dynamo, uma operação que pretendia resgatar soldados aliados na praia de Dunquerque, em França, para Inglaterra. Os soldados estavam encurralados por tropas alemãs, e eram constantemente bombardeados. Os corpos acumulavam-se, e a esperança diminuía. Cada um se agarrava ao que podia para conseguir ultrapassar o Canal da Mancha em segurança.
Tem o quê de épico de que Nolan gosta, e aquele heroísmo de guerra que deixa qualquer público com o rabo colado à cadeira. Tem tudo para ser um crowd pleaser, e isso, como sabemos, tem tudo de bom, e de mau.
Mas é Nolan, e eu tenho sempre esperança que o senhor nos surpreenda com algo de fantástico. Estou sobretudo curiosa com o facto e se ter aventurado em algo tão real, em que a liberdade criativa passa mais para a forma como a historia é contada, e não tanto pelo desencadear dos acontecimentos.
Estou também curiosa para ver como se porta o elenco. Os habitues de Nolan estão presentes: Cillian Murphy e Tom Hardy, claro. Mark Rylance, Kenneth Branagh, Jack Lowden e, imagine-se, Harry Styles (sim, aquele miúdo de cabelo comprido dos One Direction) também participam.
Além disso, o trailer não nos dá grandes pistas sobre o filme. Passa mais pelo lado heróico e épico, e não tanto pelo ambiente ou cenários.
Porém, cá estaremos para ver. Gosto de trailers que não revelem toda a magia dos filmes, por isso vou assistir a este Dunkirk com uma mente aberta. Pena que só irá acontecer em julho de 2017.
Será apenas mais um sucesso de verão?