Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fui ao Cinema... E não comi pipocas!

As aventuras e desventuras de uma miúda que se alimenta de histórias cinematográficas.

Fui ao Cinema... E não comi pipocas!

Estreias da semana – o que podem ver no cinema

Mais uma quinta-feira, mais uns quantos filmes a estrear nas salas de cinema.

 

É já um ritual semanal esperar pelas quintas-feiras para descobrir qual é o filme, ou filmes, que me vão fazer querer gastar tudo o que tenho na carteira (que isto de ir ao cinema não é barato) – e quase sou obrigada a fazer uma seleção criteriosa.

 

Por isso, se me acompanham nesta demanda de tentar perceber quais são os filmes que vão valer a pena ver no cinema, fiquem com alguns daqueles que chegam esta semana.

 

 

150 Miligramas

 

 

O filme francês lançado em 2016 (!) chega finalmente a Portugal. Conta a história verídica de Irène Frachon, uma médica especialista em doenças pulmonares que começa a relacionar uma série de mortes misteriosas com a toma de um certo medicamento. Sozinha, tenta lutar contra a indústria farmacêutica, num caso que se torna mediático.

 

Pelo trailer parece um simples filme “baseado em factos reais” (cá vamos nós outra vez...), mas com uma história poderosa. Poderá ser interessante para o fãs do género, e que não resistem a uma boa luta contra o sistema.

 

 

9/11

 

 

Um grupo de pessoas vê-se presa num dos elevadores da Torre Norte do World Trade Center no momento em que o avião derruba a torre. Também inspirado em factos verídicos, conta a sua história e o que viveram para sobreviver às horas que se seguiram.

 

Confesso que os filmes sobre o 11 de setembro já não são a minha praia. Os norte-americanos têm o hábito de os tornar demasiado dramáticos e pesados, mártires e sensaborões – o que eu compreendo, é um evento que ainda hoje tem um grande peso na sua memória.

 

Pessoalmente, costumo evitar estes filmes. Porém, 9/11 parece ter uma carga e produção interessantes, e traz de volta uma Whoopi Goldberg da qual já tinha saudades.

 

 

Uma Viagem a Espanha

 

 

Steve Coogan e Rob Brydon estão de volta para mais uma viagem. Este é o terceiro filme de uma série que conta as viagens dos dois britânicos a vários pontos do globo, enquanto se entretem a comer em restaurantes locais. Desta vez o destino é Espanha.

 

Mea culpa: há muito que oiço falar desta série, e nunca cheguei a ver nenhum dos antecessores. Quando comecei a ler sobre A Viagem a Espanha, adorei a ideia de ter versões semi-ficcionadas dos dois personagens, num filme que vive sobretudo da sua relação. Sou fã do Steve Coogan há vários anos, e o humor britânico é algo que acho irresistível.

 

Por isso, mesmo que não seja em sala, este vai ser um daqueles que não quero mesmo perder!

 

 

Os Crimes de Limehouse

 

 

Uma série de assassinatos da Londres de 1880 assusta a população. Joh Kildare (Bill Nighy) fica responsável pela investigação, que aponta sempre para o Golem de Limehouse, uma criatura lendária do passado.

 

Bill Nighy estará sempre no meu coração, bem como estes filmes que jogam com o mistério, policial e imaginário/realidade. Apesar de não me ver a correr ao cinema para assistir, é um filme que me vejo a ver naqueles dias em que só nos apetece um filme interessante e sem expectativas.

 

 

Renegados

 

 

Um grupo de SEALs da Marinha norte-americana está em missão na Europa no momento em que descobrem um tesouro no fundo de um lago. Reza a lenda que esse tesouro seria ouro roubado pelos Nazis. Numa tentativa de ajudar a população local, a equipa decide ignorar as suas ordens e fazer de tudo para recuperar aquele ouro.

 

Se não fosse pelo facto de ter visto este trailer antes de assistir a O Assassino e o Gaurda-Costas, muto provavelmente ia passar-me ao lado. Não é o meu tipo de cena, e a verdade é que o trailer não me chama a atenção por aí além. Apesar de ter uma premissa interessante e até ligeiramente diferente do habitual no que toca a ação com exércitos, não deixa de ter aquele feeling de heróis da pátria ao qual tenho andado a fugir ultimamente. Mas quem sabe...

 

 

Sorte à Logan

 

 

Os irmãos Logan têm um plano: assaltar a rede de apostas de uma corrida automóvel. Numa série de eventos, descobrem que têm de o fazer durante uma das mais conhecidas corridas de Nascar. Com eles terão a ajuda de um demolidor, e a ameaça de uma investigadora do FBI.

 

Este sim, é um dos filmes que mais aguardo esta semana, e aquele que me vai fazer ir já ao cinema! Começa pelo elenco, que conta com Channing Tatum, Daniel Craig, Adam Driver, Seth Macfarlane, Hilary Swank, entre outros. Depois, é realizado por Steven Soderbergh, o homem perito em trazer-nos filmes com assaltos improváveis (não fosse ele o responsável pela trilogia Oceans’ 11, 12 e 13).

 

Tenho ótimas expectativas, e espero cumpri-las!

 

 

Una

 

Una (Rooney Mara) é uma jovem cheia de perguntas. Em busca de respostas, encontra o local de trabalho do homem com quem manteve uma relaçaõ sexual aos 13 anos, e que inesperadamente a abandonou.

 

A sinopse pode parecer simples, mas o trailer é muito mais intenso. Já tinha ouvido falar de Una, mas foi este artigo que me fez ver o trailer pela primeira vez. Escusado será dizer que fiquei curiosa.

 

Além de gostar de Rooney Mara e da particularidade que consegue dar a cada papel (quem esquece a sua Lisbeth?), é um drama ligeiramente tabu, mas interessante. Por isso, é possível que lhe dê uma hipótese no futuro.

 

E vocês, já escolheram que filme vão ver esta semana?